quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Tricotilomania

Aqui no blog eu falo que tenho tricotilomania e acho que fica algo bem vago até mesmo que nen eu sei explicar direito,então estou colocando um texto um pouco grande,mas acredito que vá servir para que vocês possam entender melhor o que se passa comigo de verdade!E se caso tiverem alguma duvida me escrevam!Beijos Camila

TRICOTILOMANIA
O que é?
É o desejo ou impulso incontrolável de arrancar fios ou tufos de cabelo. Muitas vezes, esse comportamento pode se tornar tão automatizado que a pessoa age sem perceber. Pode se tornar tão grave a ponto de a pessoa ficar com extensas falhas no couro cabeludo, sobrancelhas ou cílios.
A atitude de arrancar fios em si já é bastante estranha e quem sofre de tricotilomania tem completa consciência da estranheza do próprio comportamento. No entanto, após arrancar os fios, muitas pessoas com esse transtorno, após arrancar ainda apresentam comportamentos como alisar os fios, enrolando-os entre os dedos, passando por entre os lábios e brincando com eles de maneira geral. Algumas chegam a comer as raízes dos fios ou mesmo a engoli-los, o que pode até levar à necessidade de cirurgia para a retirada dos bolos de fios que se formam.
Dura quanto tempo?
Pode ser só por uns dias, semanas ou meses, ou só em determinadas épocas do ano ou sempre e sua intensidade pode variar. A pessoa pode passar semanas ou meses sem apresentar este comportamento e, de repente, recomeçar. Existem diversos graus, desde pequenas falhas nos cabelos ou áreas sem cabelo até calvície total.
Porque a pessoa arranca os cabelos?
  • Não resiste ao vontade de arrancar.
  • Sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los. 
  • Sensação de alívio da ansiedade, após arrancar os fios de cabelo.
Quais as conseqüências?
  • Vergonha pelo comportamento e aparência.
  • Podem esconder o problema de sua família e amigos.
  • Podem evitar atividades sociais, praia, piscina, etc., para que seu problema não seja percebido.
  • Repercussões graves na auto-estima, na carreira e da vida social.
  • A ingestão de cabelos pode levar ao desenvolvimento de "bolos" de cabelos no estômago ou intestinos, o que quase não acontece, mas é perigoso.
  • Dores nas costas, pescoço pela posição forçada e repetitiva.
  • Feridas e cicatrizes no couro cabeludo
Por que a pessoa tem essa vontade de arrancar o cabelo?
A causa ainda é desconhecida. Mas é comum em famílias que tem depressão, síndrome do pânico, outras manias, como comprar, comer demais, não querer comer etc.
Os pais não devem se culpar, pois esse problema não é causado por falhas de educação.
As meninas, não devem pensar que são neuróticas nem loucas. Porque esta é uma doença que se chama tricotilomania, é uma doença como outra qualquer, só que mais esquisita e difícil de tratar.
Em que situações que pessoa faz mais isto?
  • Emoções desagradáveis (ansiedade, tensão, raiva e tristeza).
  • Atividades durante as quais as mãos estão livres e a mente está ocupada.
Exemplo: Leitura, telefonemas, trânsito, assistindo TV.
  • Mais freqüente à tardinha ou tarde da noite quando estão sozinhas, cansadas ou tentando adormecer.
  • Algumas arrancam conscientemente, outras distraidamente (sem perceber).
  • Podem tentar deixar o cabelo do mesmo tamanho, evitando o crescimento de cabelos, ou para mudar ou igualar a linha do cabelo ou para arredondar uma área careca, por exemplo.
  • Muitas arrancam só os curtinhos que estão nascendo, ou só os mais longos, só os fios de determinada textura ou cor, como os mais grossos ou os brancos.
O que fazer?
A maioria tentou parar de arrancar, com graus variados de sucesso, mas a maioria volta a arrancar. Não se deve culpar a pessoa, porque ela faz sem querer, então culpar uma pessoa por arrancar cabelo é o mesmo que culpar um asmático por não conseguir respirar.
Crítica, raiva e acusações não vão diminuir o problema e vão aumentar a vergonha, a Depressão, a ansiedade e a baixa auto-estima.
Qual é tratamento?
O ideal é a seguinte combinação:
  • Resistir ao impulso. Quanto mais você resistir melhor, por mais ansiosa que fique. Sem essa resistência nenhum tratamento dá certo.
  • Medicação (só os médicos podem receitar).
  • Uma Psicoterapia chamada Cognitivo-comportamental (TCC). (junto com o medicamento faz acompanhamento com psicólogo, mas não adianta ir só uma vez e achar que vai curar, tem que ir sempre, fazer um acompanhamento mesmo)
O que é terapia cognitivo comportamental?
É um tipo de tratamento que tem como objetivo comportamentos específicos, sentimentos com a intenção de modificá-los. Geralmente é administrada por um período determinado de tempo durante o qual se ensina várias técnicas para que consigam controlar seu problema. A intenção é modificar os problemas e não explicar de porque eles começaram.
Uma abordagem para a Tricotilomania típica da terapia comportamental é chamada de "reversão de hábito". Neste caso é aumentar as vezes que o paciente percebe que está fazendo isso, fazer com que preste atenção e cuide e tente evitar. E também observar em que momentos isto mais acontece. Além disso, a pessoas normalmente que esta junto deve registrar cada ocorrência de arrancar cabelo, anotando informações como dia e hora, localização, pensamentos, sentimentos, número de fios arrancados, etc. que podem ser úteis ao tratamento.
Uma coisa difícil na mudança de hábito envolve a utilização de algo competente para ajudar o controle da compulsão. Algo competente é aquele que a pessoa faz e que consiga distrair a vontade de arrancar cabelo, como fechar as duas mãos com bastante força.
A pessoa deve se ensinada a usar e manter a esta ação competente por períodos breves quando estiverem entrando em situações de alto risco, quando sentirem a primeira compulsão ou mesmo depois que tiverem começado a arrancar cabelos.
Outros elementos no treinamento de mudança de hábito dizem respeito à preparação de pessoas para o tratamento, à motivação contínua durante o tratamento e a treinos de relaxamento. Outras estratégias de terapia comportamental empregam procedimentos de "controle de estímulo". Arrancar cabelos normalmente ocorre em certas situações discretas, mas não em outras. Por exemplo, a maioria das pessoas arranca cabelo quando está sozinha. Por exemplo, ao assistir TV, falar ao telefone, ler e guiar. As técnicas de controle de estímulo são usadas em situações nas quais é provável que o comportamento ocorra e têm como objetivo interferir no comportamento. Típicas técnicas de controle de estímulo incluem o uso de objetos que impeçam o arrancar de cabelos como chapéus, lenços, luvas, protetores de borracha nas pontas dos dedos; também se deve manter as mãos ocupadas e longe dos cabelos.
  • Concluindo: é um problemão ? É.
  • É difícil tratar ? É.
  • Demora para melhorar ? Pode demorar.
  • Pode ter recaída ? Pode.
  • Todas as meninas fica boas para sempre ? Todas não, mas muitas, sim.
  • Mas tem tratamento ? Tem.
  • O tratamento é igual para todo mundo ? Não.
Se o primeiro, o segundo, o terceiro tratamento não der certo, tem que tentar o quarto e o quinto. Isso não quer dizer que você seja cobaia. Quer dizer que felizmente existem muitas opções.
O principal conselho é: não tenha vergonha de contar a seus pais ou ao médico. Você não tem culpa de ter esse problema. É comum a paciente ter vergonha de procurar tratamento e deixar a Tricotilomania piorar muito.Beijos Camila

10 comentários:

  1. Oi Camila, td bem?

    Eu vi uma reportagem sobre isso uma vez na televisão, mas já faz tempo.
    Lembro que na reportagem passou muitas mulheres com uma falha nos cabelos e a vergonha que sentiam por isso.

    Ao meu ver a tricotilomania é sua mais uma das manias do ser humano, que muitas vezes busca algo para aliviar o stress, como roer as unhas, comer os dedos, morder os lábios, cutucar feridas, etc. A única diferença é que as falhas no cabelo são mais visíveis e muitas vezes gera preconceito.

    Como comecei a acompanhar seu blog há pouco tempo não sabia que vc tinha tricotilomania. Vc já procurou um psicólogo?

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,tudo bem sim!
      Sim, eu estou fazendo um tratamento com psicólogo e também com o psiquiatra.O psiquiatra eu fugi durante anos, somente agora que eu fui mesmo pq não aguentava mais rs!!Bjs

      Excluir
    2. Ta certa Camila. Muita gente não vai no psiquiatra pq acha que o psiquiatra é só para quem tem problemas. Como eu venho de uma família com um histórico muito grande de depressão, acho que devemos sim procurar um psiquiatra quando necessário, pois ele ajuda a tratar algo incomum e, às vezes, com a ajuda de medicamentos, essas manias são curadas.
      Conheço muita gente que fez tratamento com psiquiatra e foi curado, recebeu alta e se recuperou totalmente.
      Então te desejo boa sorte no seu tratamento e tenha fé que vai dar tudo certo.

      Beijocas.

      Excluir
    3. Eu mesma tinha este preconceito com psiquiatra,mas depois de 1 semana com remédio me sinto bem melhor e agora e confiar mesmo e ter fé que ficarei bem!Bjs

      Excluir
  2. Nossa Camila...nem sabia sobre essa doença....q bom q vc postou sobre esse assunto....vai ajudar muita gente q as vezes nem sabe o que fazer! Adorei!

    Vim cá te agradecer a sua visitinha....bezuuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, espero que possam ler sim existe muita falta de informação mesmo!!Bjs

      Excluir
  3. Oi Camila, interssante essa matéria viu.
    Sabe , ao vermos as pessoas na rua , nunca imaginamos que ela possa ter hábitos "diferentes" do que é considerado normal .De longe todo mundo é normal , mas sempre temos algum vício, alguma mania...que as pessoas desconhecem.

    um beijo pra vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,todos tem algumas manias ou vicio que nem temos conhecimento!Bjs

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Gostaria de uma orientação sobre como proceder com uma amiga que tem o problema. Nós nunca conversamos sobre isso, mas sempre a vejo a arrancar os fios durante o trabalho (momentos de leitura no computador) e gostaria de saber se há algo que eu possa fazer para ajudar-la. Ela já tem várias partes do couro cabelo sem fios, ainda dá pra disfarçar, mas é visível em algumas áreas. Acredito que ela nem mesmo saiba que isso é uma doença. Uma vez comentei o fato de ela estar arrancando os cabelos, mas ela apenas sorriu envergonhada e não falou nada. Aí li que isso pode até piorar a compulsão… Não sei o que fazer para ajudar… Pode me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Michele tudo bem sim e você?
      Muito bacana você querer ajudar sua amiga e fato dela ficar sem jeito quando você pergunta é super normal!Existem na minha opinião diversas formas de ajudar uma delas é conversando com ela de uma forma bem carinhosa sem que ela se sinta muito envergonhada,seria bacana primeiramente saber dela o que ela acha,o que ela sabe sobre o assunto e de como ela deseja ser ajudada,aí sim você terá uma abertura melhor para ajudar!Caso queira falar comigo ou ela mesma tenha este desejo estou a disposição me manda e-mail para camilalucia.gon@hotmail.com ou fale comigo pelo blog!Espero que eu tenha ajudado em algo!Beijos

      Excluir

Adoro receber comentarios!